segunda-feira, 20 de julho de 2009

Iron Maiden e a Literatura

Temos um amigo que tem uma coleção de bons textos, entre eles alguns que tratam de música, já o publicamos no passado, e esta é mais uma gentil colaboração dele (obrigado de novo e parabéns Edu). Esperamos que curta:

Iron Maiden e a Literatura
 
O Iron Maiden já foi acusado de satanismo pelo disco The Number of the Beast. Já foi acusado de sexista por causa das músicas Charlotte, the Harlot e 22 Acacia Avenue. Mas há muito mais coisas por trás das letras da maior banda de heavy metal no mundo. O Maiden – principalmente o baixista e líder Steve Harris – foi muito influenciado pela literatura, e suas músicas se tornaram uma trilha sonora perfeita para “dar um clima” a essas obras.
Podemos encontrar essas influências logo no segundo registro da banda, o álbum Killers. A música Murders in the Rue Morgue é baseada no conto de Edgar Allan Poe de mesmo nome, sendo mais uma adaptação já que o assassino na música e no conto são diferentes – quem ficou curioso que vá ler o conto.
No disco Piece of Mind encontramos a música To Tame a Land que foi baseada no romance de ficção científica escrito por Frank Herbert. A estória gira em torno de feudos interestelares dominados por diferentes nobres, mas todos devem responder ao Imperador Universal Padishah Emperor Shaddam IV. Uma curiosidade sobre o título da música é o fato de Steve Harris ter pedido permissão ao autor para batizá-la de Dune, mas o pedido foi negado – o autor disse que não gosta de bandas de rock, especialmente bandas como o Iron Maiden –, sendo até ameaçado legalmente e forçado a usar o nome To Tame a Land.
No disco seguinte ,Powerslave ,encontramos uma das mais longas músicas já gravadas pela banda: The Rime of the Ancient Mariner. Baseado no poema de Samuel Taylor Coleridge, a música tem diferentes mudanças que se encaixam perfeitamente às diferentes emoções presentes no decorrer do poema. Este poema é muito interessante, indiferentemente de opções religiosas, pois nos faz refletir sobre o respeito que nós temos para com todas as coisas neste nosso planeta.
Somewhere in Time apresenta a música The Loneliness of the Long Distance Runner, um conto escrito por Alan Sillitoe que mostra um adolescente de classe trabalhadora que quer se rebelar contra a rígida divisão de classes sociais na Inglaterra da época.
O álbum Seventh Son of a Seventh Son é inteiramente inspirado pelo romance de Orson Scott Card chamado Seventh Son. O disco gira em torno do misticismo presente não somente no romance, mas também em muitas culturas, sobre o sétimo filho do sétimo filho que acredita-se possuir poderes especiais, extra sensoriais, etc.
Lord of the Flies se faz presente no álbum The X Factor e é baseada no romance homônimo de William Golding – ganhador do Prêmio Nobel. No romance um grupo de garotos está preso em uma ilha deserta e que luta para sobrevier nesse local inóspito.
A música Brave New World é baseada no livro homônimo escrito por Aldous Huxley que apresenta uma sociedade baseada em castas pré-estabelecidas desde o momento do nascimento de cada um dos indivíduos desta sociedade. Uma revolução acontece quando um dos “selvagens”, que vive em uma espécie de reserva, é trazido para a chamada sociedade civilizada que acaba se tornando uma dor de cabeça para os governantes. No mesmo álbum também se encontra a música Out of the Silent Planet baseada no livro de C.S. Lewis – sim, o mesmo de As Crônicas de Narnia –, um romance de ficção científica, no qual dois cientistas são raptados e levados para outro planeta, levando o leitor a lugares exóticos e ótimas aventuras.
Há muitas outras referências literárias nas obras da Donzela de Ferro, um fato muito positivo, pois leva o ouvinte a se interessar pelas fontes de inspiração que levaram os músicos que tanto admiram a escreverem tais músicas. Então, aqui fica a dica de alguns livros e contos. Coloque os álbuns da Donzela e se acomode com um desses livros e viaje junto com os personagens fantásticos dessas obras.

Eduardo Barcelona Alves - educooper@yahoo.com.br

Nenhum comentário: